12 de mar. de 2012

Être carioca - carioca da gema

Écoutez le texte en portugais

 
Tudo bem? Tranquilo?
Imagine alguém tão verdadeiramente ligado a uma terra que se considere “da gema”. Cariocas gostam de se sentir assim. Pelo dicionário a expressão significa “autêntico, puro”. Na prática, vai além disso, porque envolve, na minha opinião, uma combinação saudável de orgulhos: de ser nascido e criado na capital do Rio de Janeiro e de ter pais igualmente cariocas. O nirvana da carioquice é ter DNA do Rio!!! Sem falsa modéstia, o sentimento é de que fomos premiados pelo destino. Exageramos, às vezes, eu sei. Mas é porque, sendo extrovertidos, nem sempre conseguimos conter o impulso de demonstrar isso.
Parece que respiramos, mesmo sem perceber, outro significado de “gema”: “parte essencial”. Houve um tempo em que o Rio foi a capital da República. Após a criação de Brasília (1960), o antigo distrito federal foi transformado em cidade-estado (de 1960 a 1975), caso único na História do Brasil, com a denominação de Estado da Guanabara. Essa pequena área territorial tinha como “vizinho” o Estado do Rio de Janeiro , cuja capital era a cidade de Niterói. Ainda nos anos 70, a fusão dessas duas unidades da federação brasileira deu origem ao Estado do Rio de Janeiro como o conhecemos hoje, tendo a cidade do Rio de Janeiro como capital.
Como diz trecho da letra do samba “Carioca da gema”, de Arlindo Cruz, Franco e Sombrinha, sucesso na voz de Beth Carvalho: “Todos sabem que eu sou, sou carioca da gema/ Sonhador de pé no chão, minha cidade é um poema/ Todos sabem que eu sou, sou carioca da gema (meu povo)/ Eu sou carioca da gema do ovo (de novo)/ Eu sou carioca da gema do ovo”.
Até!

Nenhum comentário: