30 de mar. de 2012

Fortaleza de Santa Cruz da Barra

Écoutez le texte en portugais

 

Um lazer que recomendo é a travessia da Ponte Rio-Niterói ─ com cerca de 13km de extensão total e altura de até 70 metros no vão central ─ para um passeio do outro lado da Baía de Guanabara. Em primeiro lugar, porque tem os requisitos de uma bela escapade da Cidade Maravilhosa. E também porque, além de bonitas praias, a cidade de Niterói abriga um Patrimônio Histórico Nacional: a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, com quatro séculos de existência. Vale a ida até lá, inclusive pela vista privilegiada.
Do século XVI ao início do século XX, o acesso à construção de defesa estratégica era feito por mar, que, na região, é violento com correntezas. Só por esse detalhe, a fortificação já poderia ser considerada impenetrável. Suas características de segurança máxima, dizem, transformam os três casos relatados de fuga em aventuras espetaculares. Na década de 40, ela ganhou acesso por terra. Segundo consta, o último disparo feito ali foi um tiro de advertência nos anos 50. Quando perdeu a sua importância como proteção de invasões inimigas, a fortaleza serviu como presídio político e presídio do Exército.
A edificação pode ser avistada da Ponte Rio-Niterói, à direita, como uma eterna guardiã plantada à beira-mar. No seu interior, além de equipamentos militares, há atrações como um relógio de sol, uma capela e visitas guiadas. Não se esqueça de fazer muitos registros de imagens. Bom passeio!

Nenhum comentário: